IPv6@ESTG-Leiria     IPv6@ESTG-Leiria


Testes de Mobilidade IPv6
(Outubro de 2005/Fevereiro de 2006 :: Concluído)



Aluno
Tiago Mira Amado
Orientador
Mário Antunes
Resumo
A RFC 3775 (“Mobility Support in IPv6”) especifica o protocolo Mobile IPv6 (MIPv6) que permite aos utilizadores mudarem a sua localização na Internet IPv6 mantendo-se contactáveis. É definido um novo cabeçalho de mobilidade, novas mensagens de mobilidade, novas mensagens ICMPv6, novas e actualizadas opções para fornecer suporte de funções e processos de mobilidade. São especificadas três entidades: o Mobile Node (MN), o Home Agent (HA) e o Correspondent Node (CN). É definido o processo de troca de mensagens entre estas três entidades, quando o MN se move da rede origem para outras redes, e quando regressa à sua rede origem.

Neste projecto foi realizado um estudo da mobilidade em IPv6, centrado no protocolo MIPv6, embora focando também outras tecnologias associadas à mobilidade, nomeadamente protocolos de micromobilidade, macromobilidade e de mobilidade de rede. Para efeitos de comparação e compreensão da evolução foi também abordado o comportamento destas tecnologias em IPv4.

Apresentam-se os últimos avanços realizados neste domínio pelo grupo “mip6” do IETF. Descreve-se ainda o estado actual das implementações nos mais importantes sistemas operativos (Windows, IOS, Linux, xBSD).

Com base nos estudos e pesquisas foram configurados diversos cenários de teste usando diferentes sistemas operativos e topologias. Inicialmente usou-se uma infra-estrutura wired que permitiu configurar e testar as implementações. Posteriormente usou-se um cenário heterogéneo que inclui uma infra-estrutura wireless de modo a avaliar o desempenho do MIPv6 ao nível do handover. Sobre os cenários construídos no âmbito deste projecto são apresentadas as configurações, os resultados obtidos e as principais conclusões.

A ESTG-Leiria possui uma rede piloto IPv6 com ligação à Internet por intermédio da FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional), o actual ISP. Por outro lado, a FCCN disponibiliza duas plataformas (em Lisboa e no Porto) com conectividade ao Backbone da rede, permitindo assim realizar testes entre Sistemas Autónomos (SAs) distintos, testando o funcionamento e o desempenho do protocolo MIPv6 entre redes distintas na Internet.

Aproveitando o facto do Instituto Politécnico de Leiria pertencer à rede e-U, e atendendo ao trabalho desenvolvido pela ESTG-Leiria no âmbito do projecto “IPv6@ESTG-Leiria”, apresenta-se uma possível solução para permitir o uso de Mobilidade IPv6 na rede e-U.
Documentos
Relatório Final :: MIPL HOWTO (pt) :: Apresentação :: Póster

Copyright © 2005-2011 IPv6@ESTG-Leiria :: Contacto: ipv6@estg.ipleiria.pt :: Webmaster: Carlos Silva :: Go Go IPv6! ;-)